A educação é a chave para o desenvolvimento sustentável e o progresso social, mas o recente Relatório de Monitoramento Global da Educação 2024/5, lançado pela UNESCO, destaca uma realidade preocupante: a estagnação e, em alguns casos, a diminuição dos indicadores educacionais globais. Esse relatório foi apresentado na Reunião Global de Educação, realizada em Fortaleza, no Brasil, em 31 de outubro de 2024, e é um alerta sobre a urgência de fortalecer lideranças comprometidas para enfrentar os desafios educacionais globais.
De acordo com o relatório, chamado de “Declaração de Fortaleza”, é fundamental promover lideranças educacionais que impulsionem melhorias significativas nos níveis de aprendizagem e na qualidade do ensino. A Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, Stefania Giannini, ressalta que “a educação é o principal impulsionador do progresso em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Ela destaca, ainda, que para enfrentar as crises de equidade e financiamento, são necessários líderes decisivos que possam ampliar o investimento em educação, especialmente em áreas vulneráveis.
Os quatro pilares para uma educação de qualidade
O relatório propõe ações em quatro áreas essenciais: definição de expectativas educacionais, foco no aprendizado, promoção de uma colaboração global e desenvolvimento contínuo dos profissionais da educação. Além disso, sugere uma abordagem educacional que inclua temas urgentes, como ação climática, paz, direitos humanos e igualdade de gênero. Isso visa garantir uma educação inclusiva e equitativa para todos até 2030, conforme estipulado pelo ODS 4.
Manos Antoninis, diretor do relatório GEM, enfatiza a importância da criação de lideranças em todos os setores da sociedade para lidar com os desafios que a educação enfrenta atualmente. “O nível de aprendizagem global caiu, o número de crianças fora da escola permanece elevado e a prioridade dada à educação pelos governos está em declínio”, afirmou Antoninis.
Disparidades regionais e a urgência global
Os dados do relatório revelam que, apesar dos avanços no acesso à educação, ainda há 251 milhões de crianças e jovens fora da escola em todo o mundo. As disparidades regionais são marcantes: enquanto 33% das crianças em países de baixa renda estão fora da escola, essa taxa é de apenas 3% nos países de alta renda. Esses números destacam a necessidade urgente de políticas que reduzam a desigualdade educacional e garantam o direito de aprender para todas as crianças e jovens.
Silvia Montoya, diretora do Instituto de Estatísticas da UNESCO, explica que o progresso educacional global é monitorado por meio de oito indicadores. No entanto, a maioria dos países parceiros da UNESCO ainda não alcançou o nível ideal desses indicadores, indicando a necessidade de uma transformação robusta para garantir uma educação de qualidade e inclusiva.
Para ler o documento completo, acesse o Relatório GEM 2024/5: Liderança na educação: liderar para a aprendizagem – UNESCO Digital Library