Ensino fundamental anos iniciais

Coleção Matemátikos

Já imaginou aprender matemática com histórias divertidas, repletas de emoção e aventura? Descobrir o nascimento do zero e compreender nosso sistema de numeração, perceber semelhanças e diferenças entre outros sistemas, e conhecer os instrumentos mais adequados em cada situação são algumas das propostas encontradas na Coleção Matemátikos. Os leitores conhecerão a Vila dos Matemátikos e seus incríveis moradores que criam soluções para problemas dos seres humanos. Esses problemas são fundamentados na história da matemática, ou seja, em situações reais que levaram à necessidade das “descobertas” ou “percepções” matemáticas. Em cada volume há uma refleexão sobre os temas contemporâneos transversais trazidos pela BNCC. A ideia é ultrapassar as barreiras das disciplinas curriculares e levar à compreensão de que o mundo e seus fenômenos não são restritos a rótulos, mas existem na multiplicidade de elementos, linguagens, compreensões e atuações sociais.
UMAVISITAPRAMUDARAHISTÓRIA_MAHARA
CAPAS-05

Tempo que é igual,
tempo diferente
temática: medida de tempo
texto: Cristiane Boneto
e Larissa Ramalhoso
ilustração: Cecília Murgel
indicação: 1º ano
isbn: 978-65-84776-27-2
temas: multiculturalismo, alfabetização e letramento matemático, unidades de medida de tempo.
incluso: jogo de tabuleiro

CAPAS-02

O nada que faz toda a diferença
temática: sistema de numeração
decimal – o zero
texto: Cristiane Boneto
e Larissa Ramalhoso
ilustração: Cecília Murgel
indicação: 1º e 2º anos
isbn: 978-65-84776-23-4
temas: diversidade, alfabetização e
letramento matemático e sistema de numeração decimal.
incluso: jogo de tabuleiro

CAPAS-01

Um pra mim, um pra você
temática: divisão
texto: Cristiane Boneto
e Larissa Ramalhoso
ilustração: Cecília Murgel
indicação: 3º ano
isbn: 978-65-84776-28-9
temas: meio ambiente, alfabetização e letramento, matemático e divisão.
incluso: jogo de tabuleiro

CAPAS-03

Um número para dividir
temática: frações
texto: Cristiane Boneto
e Larissa Ramalhoso
ilustração: Cecília Murgel
indicação: 4º ano
isbn: 978-65-84776-26-5
temas: vida social e familiar, alfabetização e letramento matemático e frações.
incluso: jogo de tabuleiro

CAPAS-04

Uma visita para mudar a história
temática: os sistemas de numeração
– números romanos
texto: Cristiane Boneto
e Larissa Ramalhoso
ilustração: Cecília Murgel
indicação: 4º e 5º anos
isbn: 978-65-84776-25-8
temas: processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso; alfabetização e letramento matemático e alguns sistemas de numeração (egípcio, romano e outros).
incluso: jogo de tabuleiro

CAPAS-06

Se não é igual, que seja justo
temática: proporcionalidade
texto: Cristiane Boneto
e Larissa Ramalhoso
ilustração: Cecília Murgel
indicação: 5º ano
isbn: 978-65-84776-29-6
temas: trabalho, alfabetização e letramento matemático e proporcionalidade.
incluso: jogo de tabuleiro

Veja os diferenciais desta coleção
• Projeto interdisciplinar
• Temas contemporâneos transversais
• Apoio total ao professor
• Estudo da matemática por meio da história
• Valorização dos grandes nomes da matemática
• Formato literário: inova e quebra o preconceito sobre a dificuldade de aprender matemática.
• Material com foco em formação
Em cada volume: explicação do conceito matemático à luz da história da matemática e da etnomatemática.

E tem mais! Um jogo de tabuleiro, o Problemateka,
divertido e interativo, para:
• Despertar o interesse pela matemática
• Atividade que pode ser explorada por até 5 alunos
• Problemáticas que abordam:

▪ Figuras geométricas
▪ Chances e possibilidades (dados, moedas, organização…)
▪ Quantidades e as formas de calcular
▪ Padrões e regularidades (sequências grácas e numéricas,
pensar em igualdades, regularidade nas tabuadas…)
▪ Medidas e tudo o que tem a ver com medir
(comprimento, massa, volume, tempo…)

Faça Acontecer

Consumo, planejamento, empreendedorismo e ação social/ambiental.
Ao final de cada bimestre, é proposta a elaboração de um projeto.

A coleção Faça Acontecer contribui com a criação de projetos que ajudam o professor a abordar e se aprofundar nos conceitos da educação financeira e cidadania, a partir de ações e reflexões sobre consumo, planejamento, empreendedorismo, cidadania e ações sociais e/ou ambientais. Estes conceitos fazem parte da realidade da criança e abrangem seu universo por meio dos brinquedos, brincadeiras, alimentação, saúde, sustentabilidade e outras experiências que são compartilhadas em grupo.

Na Faça Acontecer, os estudantes constroem a compreensão sobre a educação financeira e a cidadania por meio de atividades que abordam a importância:
• de cuidar dos bens (materiais e imateriais) e da saúde (física e emocional);
• do planejamento e dos impactos das ações para os próprios estudantes e para os outros (seres humanos, animais e meio ambiente);
• de empreender e construir um futuro sustentável;
• da responsabilidade de cada um de nós em tornar melhor nosso contexto de vivência por meio de ações sociais e/ou ambientais;

O conteúdo contempla, ainda, habilidades socioemocionais e interdisciplinares da BNCC, inseridas nos seguintes componentes curriculares:
• Artes
• Ciências
• Educação Física
• Geografia
• História
• Língua Portuguesa
• Matemática

shutterstock_374299192-02
Veja os diferenciais desta coleção: Temáticas bimestrais Assessoria pedagógica Elaboração de novos projetos em conjunto com o corpo docente
FA-07
CAPA-01

Meu brinquedo preferido
texto: Cristiane Boneto e Larissa Ramalhoso
indicação: 1º ano
isbn: 978-65-84776-36-4
temas: educação para o consumo, educação financeira, vida familiar e social, educação em direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, diversidade cultural, ciência e tecnologia.

Projetos finais:
1. Planejamento – comprar um brinquedo
2. Ação social – doação de brinquedos
3. Consumo – exposição de brinquedos
4. Empreendedorismo – construção de brinquedos

CAPA-02

Se divertir gastando pouco
texto: Cristiane Boneto e Larissa Ramalhoso
indicação: 2º ano
isbn: 978-65-84776-48-7
temas: educação ambiental, educação para o consumo, educação financeira,
educação fiscal, vida familiar e social, educação para o trânsito, educação em direitos humanos, processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, diversidade cultural, educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Projetos finais:
1. Planejamento – planejar um momento de lazer para a turma
2. Ação social – ação de lazer para a comunidade ou animais
3. Consumo – planejar um manual de diversão
4. Empreendedorismo – criar um material de divulgação de espaços gratuitos de lazer

CAPA-03

O caminhos dos alimentos
texto: Cristiane Boneto e Larissa Ramalhoso
indicação: 3º ano
isbn: 978-65-84776-32-6
temas: educação ambiental, educação para o consumo, trabalho, educação financeira, saúde, educação alimentar e nutricional, vida familiar e social, educação em direitos humanos, diversidade cultural, educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, ciência e tecnologia.

Projetos finais:
1. Planejamento – comprar um brinquedo
2. Ação social – doação de brinquedos
3. Consumo – exposição de brinquedos
4. Empreendedorismo – construção de brinquedos

CAPA-04

Sustentabilidade no uso de recursos naturais
texto: Cristiane Boneto e Larissa Ramalhoso
indicação: 4º ano
isbn: 978-65-84776-34-0
temas: educação ambiental, educação para o consumo, educação financeira, educação fiscal, saúde, vida familiar e social, educação em direitos humanos, diversidade cultural, ciência e tecnologia.

Projetos finais:
1. Planejamento – planejar a semana para usar o tempo a seu favor
2. Ação social – sustentabilidade emocional nas escolas
3. Consumo – aprender sobre consumo sustentável em casa
4. Empreendedorismo – identificar e resolver algum problema da escola

CAPA-05

Quero ou preciso desse produto?
texto: Cristiane Boneto e Larissa Ramalhoso
indicação: 5º ano
isbn: 978-65-84776-45-6
temas: educação para o consumo, trabalho, educação financeira, vida familiar e social, educação em direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, diversidade cultural, ciência e
tecnologia.

Projetos finais:
1. Planejamento – comprar um brinquedo
2. Ação social – doação de brinquedos
3. Consumo – exposição de brinquedos
4. Empreendedorismo – construção de brinquedos

Veja também

Educação infantil

Ensino fundamental anos finais

Ensino médio