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Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) lançou um conjunto de iniciativas focadas em tecnologia educacional, com o objetivo de fortalecer a formação dos professores e, consequentemente, melhorar a qualidade das práticas pedagógicas nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Entre as novidades, destaca-se a “Matriz de Saberes Digitais Docentes”.
O documento estabelece as habilidades digitais que todo professor deve possuir, incentivando uma reflexão profunda sobre a didática, sempre considerando as especificidades dos contextos social e educacional. A matriz serve como um guia para que os docentes integrem as tecnologias digitais de forma intencional e pedagógica em seus processos de ensino e aprendizagem.
 
Uso Intencional das Tecnologias Digitais na Educação
A incorporação de tecnologias digitais na educação tem se mostrado um desafio para as redes de ensino em todo o País. Para enfrentar esse desafio, é imprescindível que os professores estejam capacitados para articular a tecnologia com os conteúdos curriculares, competências e habilidades dos estudantes. Assim, a formação continuada dos docentes torna-se um pilar fundamental para a construção de uma educação inovadora e conectada.
O Referencial de Saberes Digitais Docentes, publicado pelo MEC, busca apoiar essa formação, alinhando-se às diretrizes da Política de Inovação Educação Conectada (Lei nº 14.180/2021) e da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023). Além disso, o documento contribui para a implementação da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Decreto nº 11.713/2023) e oferece suporte às secretarias de educação no planejamento de formações continuadas para os educadores.
Para acessar a “Matriz de Saberes Digitais Docentes” e conhecer mais sobre essas novas diretrizes, clique aqui.

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