Como levar o combate ao desperdício de alimentos para a sala de aula
Na próxima semana, o Brasil sediará a cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Sob a presidência brasileira, três temas estão no centro das discussões: combate à fome, à desigualdade e à pobreza; enfrentamento das mudanças climáticas com foco na sustentabilidade e transição energética justa; e uma nova governança global para ampliar a representatividade de países emergentes em organizações como a ONU.
Para educadores, este evento global traz uma oportunidade única de envolver os alunos em conversas importantes sobre sustentabilidade e conscientização social. Na coleção Faça acontecer da Editora Munera, os temas de combate ao desperdício de alimentos e a importância do uso consciente dos recursos estão presentes em diversas atividades. A seguir, apresentamos três ideias práticas para que professores possam trabalhar esses assuntos em sala de aula, além de uma proposta de atividade para os alunos realizarem em família.
Atividade 1: análise do Ciclo de Vida dos alimentos
Objetivo: estimular a compreensão do ciclo dos alimentos e o impacto do desperdício.
Descrição: divida os alunos em grupos e entregue a cada grupo um alimento comum, como arroz, batata ou outro. Cada grupo deverá pesquisar e ilustrar o ciclo de vida do alimento, desde o cultivo e colheita até a mesa do consumidor e o descarte. Em seguida, os alunos apresentarão as etapas e discutirão como cada fase contribui para o desperdício e como ele pode ser minimizado.
Reflexão: peça aos alunos que discutam maneiras de reduzir o desperdício em cada etapa, levando em conta a economia de recursos naturais e energia.
Atividade 2: matemática do desperdício
Objetivo: aplicar conceitos de matemática para quantificar o desperdício.
Descrição: traga dados sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo. Os alunos deverão converter esses dados em gráficos, tabelas e porcentagens. Incentive-os a calcular, por exemplo, quantos alimentos são desperdiçados em média por pessoa em uma semana. Com esses números, discuta o impacto financeiro e ambiental desse desperdício.
Reflexão: ao fim da atividade, os alunos deverão escrever um parágrafo sobre a importância da conscientização em relação ao desperdício e as vantagens de práticas de consumo mais conscientes.
Atividade 3: prática do reaproveitamento (receita de família)
Objetivo: promover o engajamento com práticas de reaproveitamento de alimentos em casa.
Descrição para sala de aula: no final da semana, proponha uma atividade de reflexão em que os alunos possam compartilhar receitas que suas famílias já usam para reaproveitar alimentos. Se possível, compile essas receitas e crie um pequeno “livro de receitas sustentáveis” para distribuir entre os alunos.
Proposta para realizar em família: peça para que os alunos, com a ajuda de suas famílias, escolham uma receita que reutilize sobras de alimentos comuns, como cascas de legumes, pão dormido ou sobras de arroz. A receita deve ser fácil e rápida. Incentive que os alunos registrem o preparo da receita e tragam suas fotos ou um pequeno vídeo para a sala de aula, para compartilhar com os colegas.