O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) lançou o volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Esta edição aborda a redução das desigualdades educacionais no Brasil, enfocando temas como educação profissional, indígena, quilombola, do campo, especial e de Jovens e Adultos, sempre com a perspectiva de diminuir as iniquidades interseccionais.
Educação do Campo: o estudo “Balanço do fechamento das escolas no meio rural brasileiro (2013-2023)” investiga o fenômeno do fechamento de escolas no meio rural, destacando os desafios enfrentados por essas comunidades.
Educação indígena e quilombola: o artigo “Escolas indígenas, do campo e quilombolas: escolas com ‘localização diferenciada’ ou escolas com ‘educação diferenciada’?” aborda o direito à educação para populações do campo, indígenas e quilombolas, enfatizando a necessidade de políticas que respeitem suas especificidades culturais.
Evasão escolar: “Evasão escolar entre estudantes de escolas localizadas em terras indígenas e quilombolas” analisa as taxas de evasão escolar nessas comunidades, oferecendo insights para estratégias de permanência e conclusão da educação básica.
Educação de jovens e adultos: o estudo “As taxas de conclusão da Educação de Jovens e Adultos na forma integrada à educação profissional, uma face a mais da exclusão” examina os desafios enfrentados por jovens e adultos na conclusão de seus estudos, especialmente em modalidades integradas à educação profissional.
Formação de professores: “Onde estão os professores? Trajetórias ocupacionais dos egressos das licenciaturas” investiga as trajetórias profissionais dos licenciados, oferecendo uma visão sobre a distribuição e atuação desses profissionais nas escolas brasileiras.
Cálculo dos custos médios do FUNDEB: “Metodologia de cálculo dos custos médios dos segmentos do Fundeb por camadas” apresenta uma análise detalhada sobre os custos educacionais, contribuindo para a formulação de políticas mais eficazes.