Formação online gratuita para professores: Consumo Consciente e Economia Circular nas Escolas
A sustentabilidade é um tema cada vez mais central no ambiente escolar, e preparar educadores para conduzir essas discussões de forma prática e significativa é essencial. Nesse contexto, a formação “Consumo Consciente e Economia Circular nas Escolas 2025” surge como uma oportunidade gratuita e totalmente online para professores e profissionais da Educação Básica que desejam fortalecer seu […]
Munera celebra estudantes premiados na InvestigAÇÃO PISA
Em uma noite marcada por reconhecimento, emoção e compromisso com a educação pública, o Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná recebeu, no dia 27 de novembro, a cerimônia de premiação da InvestigAÇÃO PISA, projeto que tem mobilizado escolas e estudantes de todo o estado em torno do desenvolvimento de competências essenciais para o século […]
Alfabetizar é garantir o direito de ler o mundo

Alfabetizar é mais do que ensinar a ler e escrever. É garantir um direito humano fundamental — o direito à palavra, à escuta e à participação social. Neste 14 de novembro, Dia Nacional da Alfabetização, o Brasil celebra avanços concretos, mas também reafirma o desafio coletivo de assegurar que nenhuma criança, jovem ou adulto permaneça à margem do […]
Dia Nacional do Livro: celebrar a leitura é multiplicar mundos

No dia 29 de outubro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Livro, uma data que remete à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810, no Rio de Janeiro — uma das mais antigas e importantes instituições culturais do P aís. Mais do que uma homenagem a esse marco histórico, o dia convida à […]
ODS da ONU: o que são e como trabalhar esses objetivos em sala de aula

Você já ouviu falar nos ODS da ONU, mas não sabe exatamente o que significam? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ou simplesmente ODS — são uma agenda global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tornar o mundo mais justo, sustentável e inclusivo até o ano de 2030. São 17 objetivos que envolvem […]